Drive Test – Coletando dados sobre redes wireless

dt-image11 Espalhadas pelo país a fora, diversas equipes de Drive Test (DT) trilham os caminhos servidos pela    cobertura das tantas empresas de telefonia móvel celular presentes no Brasil. A despeito do número de profissionais que atuam nesta área, a quantidade de informações disponível sobre a profissão, principalmente em língua portuguesa, na Internet é bastante modesta. Partindo desta constatação, o blog  foi criado com o intuito de divulgar informações e trocar experiências sobre a otimização de redes celulares, tendo como principal foco o Drive Test.

Mas, o que é Drive Test?

As redes móveis celulares tem seu desempenho avaliado, em grande parte, por testes realizados em campo. Nestes testes, dados são coletados para auxiliar na análise de parâmetros de desempenho da rede, como:

-Capacidade e cobertura

-Qualidade de voz e dados

-Comparação com outras redes

Este tipo de análise também é necessária para se conhecer o limite do desempenho de rede wireless em geral. Assim o Drive Test mostra-se uma eficiente, prática e confiável bateria de testes de campo para medir o desempenho de redes wireless.

Com base na análise destas informações são realizados os ajustes necessários na rede. E, em uma tecnologia tão dinâmica quanto a das redes móveis, estes acertos são frequentemente necessários.

Uma equipe de Drive Test tem seu equipamento de coleta de dados montado em um veículo, que deve seguir por rotas pré-determinadas em torno dos sites de uma rede. O equipamento em geral é constituído de uma ferramenta de coleta de dados (um software) instalada em um notebook, ao qual podem estar conectados celulares, modems e GPS, por exemplo.

No Brasil, geralmente nos referimos de maneira indistinta tanto ao ato de realizar o teste quanto ao título do profissional que desempenha a função de realizar o teste como Drive Test (DT). Lá fora temos uma distinção entre a denominação do teste em sí (Drive Test) e o título do profissional (Drive Tester).

Certamente, neste momento algum desses profissionais está acomodado no banco do passageiro de seu veículo repleto de fios e antenas, atento aos gráficos e níveis de diversos parâmetros plotados na tela por um desses softwares de coleta de dados, enquanto segura um notebook no colo.

Mais do que dados, são acumuladas experiências de vida, amizades e lembranças dos bons, e porque não também dos maus momentos, vivenciados na profissão.

Uma resposta

  1. Ola boa tarde,
    gostaria de saber se vcs tem oq cada parametro significa,

    RSCP igual a…
    Ecio igual a…
    Se vcs tem uma planilha com parametros tanto de GSM como de UMTS…
    se tiverem ha possibilidade de me ser enviado???

    Abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: