UMTS – Redes 3G

 

Com o intuito de englobar todas as formas de comunicações móveis, provendo altas taxas de dados e integrando serviços de voz e dados, os sistemas UMTS (Universal Mobile Terrestrial Telecommunication System) são capazes de fazer uso das mais diversas tecnologias de transmissão, seja via satélite, através de comunicações terrestres ou dentro de ambientes fechados. Para isso, o UMTS deve suportar diferentes interfaces de rádio, detre elas o WCDMA, tecnologia utilizada em redes celulares de terceira geração (3G), capaz de prover altas taxas de transferência para serviços de dados, ofertando também serviços de voz, de maneira integrada e transparente para o usuário. WCDMA fornece, simultâneamente, suporte a diversos serviços, ampliando a capacidade da rede e diminuindo custos.

Mais informações sobre os aspectos básicos da tecnologia 3G podem ser encontradas em um dos muitos tutoriais do site Teleco. E para quem arranha no inglês, um mini-curso em flash  é  ofertado gratuitamente em http://www.tbigweb. com/courses/ umts/e/frame. htm..

Uma resposta

  1. […] pela Anatel para implantação das redes 3G, que utiliza a tecnologia WCDMA, segundo o padrão UMTS. Estas frequências foram adquiras na época pelas empresas Vivo, Tim, Claro, CTBC, Oi e BrT […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: