450 MHz: Fixas entram na disputa com as móveis

Terminou na sexta-feira, 14/08, a consulta pública sobre a destinação da faixa de 450 MHz, cujo objetivo da Anatel, conforme orientação do Ministério das Comunicações, é que seja utilizada para a universalização da telefonia rural, inclusive com banda larga, mas que também destinará faixa para as cidades.

Além da faixa de 450 MHz a 470 MHz, a Anatel também fez consultas sobre a adequação das faixas de 225 MHz a 270 MHz, de 360 MHz a 380 MHz e de 380 MHz a 400 MHz, onde se pretende realocar, hoje, serviços que utilizam a frequência que será destinada à telefonia rural.

A maioria das contribuições apresentadas se deu na consulta que tratava da faixa de 450 MHz a 470 MHz – foram 436 sugestões ao texto elaborado pela agência.

Entre as sugestões, há variações no interesse das operadoras móveis e fixas. Por exemplo, a Oi – que atua nos dois serviços – propõe isonomia na destinação de frequências entre SMP e STFC. Ainda assim, a empresa lembra que o serviço móvel conta somente com tecnologia CDMA para operar na frequência pretendida e considera melhor que as licenças fossem dadas ao STFC e ao SCM.

Já a Vivo defende o inverso, ou seja, o uso exclusivo pelo serviço móvel. “Dedicar temporariamente parte desse espectro para o STFC não faz sentido diante da perspectiva de uso eficiente do espectro, pois as prestadoras do SMP ficariam impedidas de utilizar com segurança a subfaixa em questão, ou seja, sem a garantia de proteção contra interferências prejudiciais”.

Na mesma linha, a TIM questiona a destinação de subfaixas para o STFC nas localidades com menos de 100 mil habitantes, “uma vez que restringe localidades que poderiam ser beneficiadas por sistemas de telefonia e banda larga móvel, propiciados pelo uso primário do SMP”.

Já a Claro sugere que “devido a baixa disponibilidade de banda apresentada na Consulta Pública, a Agência deveria considerar a possibilidade de utilização de outras freqüências para efetivação da cobertura nestas áreas”.

Fonte:http://www.convergenciadigital.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: