Handover na rede WCDMA

A capacidade de handover é o que de fato torna possível a mobilidade do usuário no sistema celular. O handover tem o objetivo de  manter o móvel conectado a célula que ofertar o melhor link de transmissão naquele momento. Mantendo assim transmissão ininterrupta e com boa qualidade para transmissões entre o sistema e o usuário em mobilidade. A técnologia WCDMA (UMTS) suporta basicamente três tipos de handover entre as células: Hard, soft e softer handover.

•Hard handover – Acontece quando a qualidade da transmissão do link de um usuário com outra célula mostra-se melhor do que os níveis medidos com a célula atual, com a qual o usuário encontra-se conectado. O hard handover pode ocorrer  entre GSM e UMTS, como intermode handover entre FDD/TDD e intramode handover entre células com frequências diferentes.

•Soft handover – Promove uma transição mais suave entre células diferentes. Tem a função de manter o móvel conectado a mais de uma célula servidora ao mesmo tempo, permitindo handover sem desconexção abrupta de Radio Bears.

•Softer handover –  É a possibilidade de se ter um softe handover entre os setores de uma mesma célula.

Durante o drive test uma volta no sentido horário e outra no sentido anti-horário entorno do site testado, pode-nos revelar se o mesmo está sendo capaz de realizar Softer handover, por exemplo.

Realizando medições em uma área maior, podemos invadir a região iluminada por outro site e nos certificar que o site testado é capaz de realizar Handover. Neste ponto é importante também checar se a operação contrário também se faz possível, ou seja, que também temos handover do (s) vizinho(s) para o site testado. Dessa forma nos certificamos de que a vizinhança entre os sites foi inserida nos dois sentidos.

Uma resposta

  1. interessante!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: