450 MHz: Prestadora única para ofertar voz e dados

Com espectro de 1,25 MHz + 1,25 MHz e capacidade para quatro portadoras, o ideal para obter uma performance de serviços de voz e banda larga na faixa de 450 MHz – com um canal de frequência dedicado à telefonia e três outros para dados – seria concentrar a oferta em uma operadora, defende o country manager da Qualcomm do Brasil, Paulo Breviglieri.

“A proposta da provedora única é para melhorar o serviço na área. Hoje, o modelo proposto na consulta pública prevê duas operadoras”, observa o executivo. “Só que elas teriam dificuldades para usufruir dos aperfeiçoamentos da tecnologia CDMA450, hoje, muito próxima do EVDO Rev. B”, completou Breviglieri, que participou nesta terça-feira, 16/09, do evento Universalização do Serviço de Voz, realizado pela Momento Editorial, na capital paulista.

A tecnologia CDMA é a considerada mais próxima da realidade do 450 MHz porque tem escala e produtos disponíveis mundialmente. Atualmente há mais de 20 milhões de assinantes de serviços CDMA450. Há também um leque de 20 fornecedores com mais de 110 dispositivos disponíveis – para voz e dados. As velocidades atuais ofertadas são de 3,1 Mbps para download e 1,8 Mbps para o upload.

“Com o 1X Advanced que a Qualcomm prevê lançar até 2012, poderemos triplicar ou mesmo quadruplicar a capacidade de voz das redes e aperfeiçoar significativamente a oferta”, sinalizou Breviglieri. Com relação ao leilão da faixa no Brasil, o executivo revelou expectativa de ele vir a acontecer ainda este ano.

“A consulta pública já aconteceu. Esperamos que o processo siga o seu trâmite e a venda das licenças aconteça até dezembro. Assim, em 2010, poderíamos pensar na infraestrutura do serviço”, completou o diretor da Qualcomm do Brasil.

Fonte: www.convergenciadigital.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: