Inmetro vai testar qualidade de serviços 3G e de TV Digital

A qualidade de serviços de redes 3G, Wimax, TV Digital e Rádio Digital, em todo o Brasil, será testada em um novo laboratório móvel do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Adaptado em uma van, o Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital, inaugurado nesta sexta-feira (25/9) no Campus do Inmetro em Xerém, no Rio de Janeiro, começa a realizar testes de rádio digital, na próxima semana, em São Paulo.

Contando com um investimento de 500 mil reais, o projeto foi realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

“A estrutura do laboratório móvel conta com três analisadores de espectro de sinal, um mastro equipamento de TV de alta definição, aparelho de drive test, gerador e ar condicionado”, informa o Inmetro.

A partir dos dados coletados por oito pesquisadores em campo, poderão ser adotadas medidas para melhorar a recepção dos sinais nas cidades onde forem constatadas deficiências, informa o Inmetro.

Nos próximos três meses, o laboratório móvel se concentra nos testes de rádio digital para ajudar o Ministério das Comunicações a definir um padrão para a tecnologia, informa o chefe da divisão de metrologia em telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Saboia Lima de Souza.

“Depois deste período vamos nos concentrar em testes de TV Digital e 3G”, prevê Souza. O especialista acrescenta que os testes de 3G irão incluir a qualidade dos serviços de transmissão de dados para esclarecimento ao consumidor.

Testes de banda larga fixa
Até o fim do ano, o Inmetro também começa a medir a qualidade dos serviços de banda larga fixa – usando tecnologias de transmissão via ADSL e a cabo, informa Souza.

Após assinar um acordo com a Anatel e o Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI.br) no final de julho, agora o Inmetro está na fase de instalação de equipamentos para iniciar a medição da banda larga fixa.

Os primeiros testes, segundo Souza, devem ser realizados em capitais das regiões Sudeste, Sul e Nordeste com grande concentração de assinantes de banda larga.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: