Portugal Telecom anuncia que Vivo testará LTE em 2010

A Portugal Telecom vai lançar dois pilotos – um em Portugal e outro no Brasil – de LTE (Long Term Evolution) em 2010, disse nesta quinta-feira, 08/10, ao Jornal de Negócios de Portugal, o presidente do grupo, Zeinal Bava.

A declaração foi dada durante o LTE Forum, evento que acontece em Lisboa. Zeinal Bava garantiu que “a PT vai testar o LTE em Portugal e no Brasil”, mas o desenvolvimento do investimento neste novo sistema “é algo longe de estar claro para os operadores e indústria”.

Segundo ainda Zeinal Bava, o LTE representará para as redes móveis, “o mesmo salto quântico que a fibra óptica representou para as redes fixas”. Para o executivo, a 4G complementará à infraestrutura fixa e impulsionará a convergência fixo-móvel.

Bava, no entanto, admite que o desenvolvimento do LTE está condicionado à questão regulatória e à liberação de espectro. No Brasil, por exemplo, as operadoras querem a faixa de 2,5GHz- usada pelo MMDS, e também cobiçada, agora, pelo governo – para a oferta do serviço. Outra faixa possível – a de 700 MHz, é usada pela radiodifusão e promete gerar conflito, com a devolução obrigatória em função da TV digital.

Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: